A tipografia é entendida tradicionalmente como a arte e a técnica de compor e imprimir com formas pré-fabricadas. Essas formas são chamadas de tipos, e é daí que vem o nome. Um tipo é uma pequena peça de ferro ou madeira que tem uma letra, número ou sinal gravado na ponta. Um caractere. Organizando vários tipos, um do lado do outro, o tipógrafo compõe um texto. Encaixa na prensa, coloca o papel, entinta e imprime. Coloca o papel, entinta, imprime, coloca o papel, entinta, imprime. A tipografia é uma forma de reprodução. Ela existe desde o século XV. No Brasil, chegou em 1808, quando, depois de três séculos de silenciamento, a Coroa portuguesa passou a permitir que existisse imprensa por aqui.
O conceito tradicional de tipografia tem a ver com os tipos e com impressão por prensa, mas também é o nome genérico que damos a toda forma de representação gráfica da linguagem escrita. Uma forma planejada de representar letras, números e sinais com algum objetivo de comunicação.
Nessa semana nós botamos a mão na massa pra criar desenhos de letras usando os estilos que mais gostamos. Escolhemos uma palavra ou expressão que a gente gosta muito e criamos stickers tipográficos. Se liga nos resultados!
Convidado especial da semana